Sustentabilidade

Ações Socioambientais

Biodiesel

O que é biodiesel?

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que substitui total ou parcialmente o óleo diesel nos motores de combustão interna de ciclo diesel.

 

Qual a base do biodiesel?

Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como soja, mamona, dendê, girassol, babaçu e amendoim, entre outras. 

 

Como é produzido o biodiesel?

A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste em misturar ao óleo cru, um reagente (álcool etano ou metano) e mais um catalisador (hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio); objetivando a remoção da glicerina, parafina, graxas, etc. 

 

Quais as vantagens do biodiesel?

Gera uma expressiva economia para o Brasil nas importações de petróleo. Pode substituir o óleo diesel na geração e abastecimento de energia elétrica em comunidades isoladas, hoje dependentes de geradores movidos a óleo diesel. Proporciona mais empregos no campo a partir do plantio das matérias-primas, promovendo a inclusão social. O uso comercial promove o aprimoramento de tecnologias, acelerando a curva de aprendizado e fortalecendo a indústria e a agricultura nacionais. Preserva o meio ambiente e contribui para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa. 

 

O que é o equipamento Agrale?

Uma linha de motores e tratores dirigidas à agricultura familiar, movida a biodiesel. Os tratores da Linha 4000 estão aptos a utilizar até 25% de biodiesel, para as demais linhas este número fica entre 6% e 7%. 

 

A linha de motores Agrale também é movida a biodiesel?

Os motores, os geradores e as motobombas Agrale também utilizam combustível biodiesel. 

 

Esses tratores e motores funcionam só com Biodiesel?

Esses equipamentos funcionam com diesel puro ou com biodiesel.