AGRALE S.A
Todos os direitos reservados
BR 116 - Km 145 - 15.104 Caxias do Sul - RS - Brasil
CEP: 95059-520
Motores Euro V
Com a introdução da nova legislação brasileira de emissões, todos os veículos diesel (com exceção de veículos militares) saem de fábrica com motores que atendem as normas do Proconve P7, equivalente ao Euro V na Europa. O objetivo é reduzir a emissão de poluentes expelida na atmosfera, decorrente da queima de combustível, neste caso o diesel que possui grande concentração de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP).
Abastecimento
Os veículos produzidos a partir de 1 de janeiro de 2012 devem ser abastecidos com diesel de baixo teor de enxofre. Assim, para garantir a redução de emissões, os novos motores deverão utilizar o diesel S50 ou S10. Somente veículos sem aplicação da nova norma, poderão ainda utilizar diesel S1800 e S500.
Consulte aqui a relação de postos de combustível que comercializam o Diesel S50/S10
O Arla 32 não é tóxico e fica depositado em um reservatório específico, sendo pulverizado nos gases do escapamento após a combustão. Esta combinação química resulta em nitrogênio (N2) e vapor de água, inofensivos ao meio ambiente.
O Arla 32 é utilizado no sistema SCR para garantir a redução de emissões de gases poluentes e o correto funcionamento dos veículos. A potência do motor e o sistema de escapamento do veículo podem ser seriamente afetados com o uso de outros líquidos diferentes do Arla 32.
Abastecimento
Os veículos produzidos a partir de 1 de janeiro de 2012 devem ser abastecidos com diesel de baixo teor de enxofre. Assim, para garantir a redução de emissões, os novos motores deverão utilizar o diesel S50. Somente veículos sem aplicação da nova norma, poderão ainda utilizar diesel S1800 e S500.
Recomendações
O reservatório do Arla 32 deve estar sempre abastecido, caso contrário o veículo perde desempenho e aumenta a emissão de gases poluentes.a de abastecer certifique-se quanto ao diesel a ser utilizado O uso de reservatórios inapropriados como baldes, embalagens pet e embalagens reaproveitadas podem contaminar o Arla 32, acarretando perda de potência e paradas do veículo.
O Proconve 7, como é chamado no Brasil, ou Euro V, como é conhecido na Europa, é um Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que tem o objetivo de reduzir as emissões de poluentes e o impacto ambiental gerado pelos gases da combustão automotiva.
A partir de 1 de janeiro de 2012 todos os veículos movidos a diesel produzidos no Brasil deverão atender esta nova norma, o que coloca o Brasil no grupo dos países comprometidos com o progresso econômico aliado a redução de impactos ao meio ambiente.
Benefício da Proconve P7
A Agrale, alicerçada em seus princípios de respeito ao meio ambiente e responsabilidade social, endossa as iniciativas em prol do meio ambiente, como esta, e busca elucidar o tema para a sociedade.
Tecnologia sustentável
Para desempenhar o seu papel na redução de emissão dos gases nocivos, a Agrale passa a equipar seus caminhões, chassis e utilitários, com o sistema SCR - Redução Catalítica Seletiva.
Este sistema opera por meio de injeção de uma solução a base de uréia, conhecida como Arla 32, no tubo de escapamento. Em seguida, ocorre uma reação química no catalisador que reduz os níveis de óxido de nitrogênio (NOx).
Os novos veículos são equipados com um sistema eletrônico de diagnóstico OBD (Autodiagnose de Bordo) que detecta e alerta o motorista sobre irregularidades na emissão dos gases. Se não houver correção da falha, haverá uma redução automática da potência do motor, até que o problema seja solucionado.