Agrale Imprensa
24 out 2011

AGRALE APRESENTA SUA LINHA 2012 DE CAMINHÕES LEVES E MÉDIOS

Caxias do Sul (RS), 24 de outubro de 2011 - A Agrale S.A. apresenta a sua linha 2012 de caminhões leves e médios com novo design, nova motorização e eletrônica embarcada mais sofisticada. Os modelos foram totalmente remodelados e ganharam uma nova cabine, motores que proporcionam níveis menores de emissões e oferecem mais potência e torque, além de maiores capacidades de carga.
 

Os novos caminhões Agrale têm visual marcante e arrojado, principalmente pela nova cabine, interior amplo, mais ergonômico e confortável, praticidade e confiabilidade de sua mecânica e componentes consagrados, que garantem baixo custo de manutenção. Também estão mais sofisticados, em função de novos itens, como painel de instrumentos, com computador de bordo e luzes de direção em LED. Os veículos também apresentam maior oferta de opcionais, como vidros e espelhos com acionamento elétrico, novo sistema de ar-condicionado e o exclusivo “Daytime Running Light”, dispositivo de acendimento automático de iluminação, mesmo durante o dia.

Com PBT entre 6.500 kg e 22.000 kg, os veículos foram concebidos com foco na aplicação dos clientes, para tornar o transporte mais rápido, seguro, com economia de combustível e mais tecnologia. A linha é composta por cinco novas opções de caminhões: 6500, 8700, 10000 e 14000, este também na versão 6X2 (com terceiro eixo original de fábrica) e mantém as tradicionais e importantes características, como baixo custo de aquisição e operacional, robustez, fácil manutenção e vida útil mais longa.

Nova cabine, foco no negócio do cliente

Uma das principais novidades da nova cabine está no processo de produção, que utiliza modernos conceitos para melhor aproveitamento das matérias-primas e maior produtividade.

A Agrale ampliou o uso de materiais recicláveis, tanto no exterior quanto nos revestimentos internos e priorizou a construção modular e a redução no número de componentes. Para-lamas, para-choque, para-barros e tampa frontal, entre outros são confeccionados em plásticos, como ABS, e ainda proporcionam ganhos na redução de peso e no melhor acabamento estético. Outro diferencial é que, por ser revestida em compósitos injetados, é totalmente desmontável. Isso ainda facilita a separação de cada tipo de material para posterior reciclagem, no final de sua vida útil.

A nova cabine atende a rigorosas normas de segurança e foi projetada para oferecer as vantagens do baixo peso e facilidade de reparação (compósitos injetados) com a resistência e robustez conferidas pela exclusiva estrutura tubular.

Ergonomia

Para quem roda o dia todo e realiza diversas entregas, o conforto e a ergonomia são fundamentais. Pensando nisso, a Agrale concebeu a cabine da nova linha 2012 de caminhões sob o conceito de dentro para fora, privilegiando o motorista e o acompanhante, com mais espaço interno e com melhor posicionamento dos instrumentos e controles, localizados em módulo central. Tudo ao alcance das mãos e com acionamento com um simples toque. Volante com exclusiva regulagem de altura e profundidade, seis saídas de ar com maior fluxo para melhor ventilação, sistema de ar-condicionado ainda mais eficiente e muito mais espaço que a cabine estendida oferece.

O acesso aos equipamentos e a itens de manutenção e verificação foi outro aspecto cuidadosamente tratado pela Agrale. A nova cabine permite fácil alcance a itens como os reservatórios de água do radiador, fluído da direção hidráulica, do sistema de freio e compressor do ar-condicionado, além de filtros de ar e óleo do motor.

O novo tapete de borracha tem desenho com guias largas, o que facilita a limpeza e a remoção da sujeira. Outra opção é o kit de limpeza, com bico de ar comprimido, que auxilia na higienização interna.

Novo Painel de instrumentos, mais informação para o motorista

Outra novidade da linha 2012 é o exclusivo painel de instrumentos. Completamente redesenhado, o painel ganhou nova grafia, iluminação e passou a incorporar computador de bordo completo que fornece importantes informações para o motorista, como consumo instantâneo, médio e por 100 km, além de autonomia e nível de combustível no tanque.

O painel conta ainda com luzes de aviso de nível e temperatura da água, pressão do óleo, carga da bateria, luzes de posição (lanterna), faróis baixo, alto e de neblina; sinalizador de direção, sistema de freio, freio motor, restrição de filtro de ar, sistema de ar-condicionado, nível do reservatório de uréia, sistema de emissões, trava da cabine, reserva de combustível, água no combustível, piloto automático, terceiro eixo e tração.

Todos os modelos têm como item de fábrica o piloto automático, que permite a programação inteligente e econômica em viagens.

Menos emissões e maior economia

A linha 2012 conta com novas motorizações, desenvolvidas de acordo com a nova fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares - PROCONVE P7 (EURO V), que entrará em vigor em janeiro de 2012. Os modelos são equipados com motorizações Cummins ISF 3.8 e MWM International MaxxFORCE 4.8 e utilizam o sistema SCR (Selective Catalitic Reduction) com a injeção em catalisador do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).

A escolha por essa tecnologia ocorreu devido aos benefícios que proporciona na diminuição de emissões de (NOx) óxidos de nitrogênio e do consumo de combustível, além de permitir que o frotista controle e gerencie melhor o funcionamento do veículo e a sua manutenção.

Segundo Pedro Soares, diretor-técnico da Agrale, o desenvolvimento da nova família de veículos teve início há três anos, priorizando a aplicação da tecnologia que melhor atendesse as necessidades dos clientes e incluindo não somente os caminhões, mas também chassis e utilitários. “Entre outras vantagens, o sistema SCR possibilita ao fabricante configurar e programar a combustão do motor para obter a máxima eficiência, com redução do material particulado e da fumaça”, explica Pedro Soares.

“Trabalhamos bastante também na definição da melhor configuração de cada modelo de caminhão para que o usuário tivesse ganhos reais com a aplicação das novas tecnologias para a redução de emissões. O resultado é que nossa família oferece mais tecnologia, melhor desempenho, com maior capacidade de carga e  melhores níveis de consumo de combustível”, salienta.

Sistema SCR

O sistema SCR, que em português significa Redução Catalítica Seletiva, é uma tecnologia que reduz drasticamente as emissões de NOx e, ao mesmo tempo, ajuda a proporcionar economia de combustível, sem muitas mudanças na parte mecânica do motor. A nova legislação exige a redução de 80% das emissões de material particulado (MP) e de 60% de óxidos de nitrogênio quando comparada com a fase anterior (CONAMA P5).

O SCR faz a redução dos óxidos de nitrogênio por meio da injeção de uma substância química denominada ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo), que tem como base a água e a ureia, no escapamento do veículo.

Importância da correta manutenção no P7

Com a entrada em vigor, a partir de janeiro de 2012, da nova norma PROCONVE P7, a correta manutenção dos veículos e a atenção aos prazos e limites contidos no manual do fabricante passam a ser fundamentais para prolongar a vida útil dos veículos e garantir o seu perfeito funcionamento. O cuidado com a qualidade do combustível (diesel com o teor de enxofre S50 ou S10) e com os níveis do reservatório de ARLA 32 pode proporcionar menores índices de emissões, redução no custo operacional e maior durabilidade.

Agrale 6500

O novo caminhão Agrale 6500, o de menor PBT da montadora e também o menor produzido no Brasil com cabine estendida, é equipado com motor Cummins ISF 3.8 de 152 cv de potência (2.600 rpm) e 450 Nm de torque (1.500 rpm) e câmbio mecânico Eaton, de cinco marchas. Disponível com rodado simples traseiro, possui duas opções de distância entre-eixos, com 3.350 e 3.900 mm.

Agrale 8700

O modelo Agrale 8700 também incorpora cabine estendida, proporcionando conforto nas diversas aplicações. O modelo Agrale 8700 foi concebido para as mais diversas aplicações e possui motor Cummins ISF 3.8 de 152 cv de potência (2.600 rpm) e 450 Nm de torque (1.500 rpm) e câmbio mecânico Eaton, de cinco marchas. Com distância entre-eixos de 4.200 mm, tem capacidade para 5.250 kg de carga útil mais carroceria.

O modelo 8700 é oferecido também na versão TR (trator), com a 5ª roda como equipamento original de fábrica e distância entre-eixos menor, de 2.920 mm. Veículo leve e versátil, é ideal para aplicação em autoescolas (CFCs), para habilitação da carteira de motorista na categoria E. Com um baixo investimento de aquisição, proporciona menor custo operacional que caminhões maiores.

Agrale 10000

Indicado para as mais diversas aplicações, como em zonas urbanas e intermunicipais, o Agrale 10000 é equipado com motor MWM MaxxForce 4.8, com 165 cv de potência (2.200 rpm) e 600 Nm de torque (1.200-1.300 rpm), câmbio Eaton e freio “S Cam” com acionamento pneumático. O modelo está disponível em duas opções de entre-eixos, com 3.750 mm e 4.350 mm, e capacidade de carga útil de 6.280 kg.

Agrale 14000 4X2 

O Agrale 14000 é o modelo da montadora para o segmento de médios. Com motorização MWM MaxxForce 4.8 de 190 cv (2.200 rpm) e 720 Nm de torque (1.200-1.600 rpm), possui câmbio mecânico Eaton de seis marchas, freio de serviço “S Cam” pneumático e dispõe de duas opções de entre-eixos, com 3.560 mm e 4.800 mm, com carga útil de 8.940 kg.

Versão 6X2 

Com PBT de 22.000 kg, o caminhão Agrale 14000 6X2 é o que oferece a maior capacidade de carga da linha da montadora. Também é o único com terceiro eixo original de fábrica, o que garante maiores robustez, durabilidade e vida útil e menor custo de manutenção. É equipado com motor MWM MaxxForce 4.8 de 190 cv (2.200 rpm) e 720 Nm de torque (1.200-1.600 rpm) e possui opções de distâncias entre - eixos de 6.024mm e 4.784mm. 

 
Crédito da foto: Júlio Soares


Secco Consultoria: www.secco.com.br

Voltar
+55 54 3238-8000

AGRALE S.A

BR 116 - Km 145 - 15.104

CEP: 95059-520 Caxias do Sul - RS - Brasil

Ezoom Ezoom
AGRALE S.A Todos os direitos reservados